Tipo:
BTT
Distância:
18 Km
Dificuldade:
Difícil
A Subida tem início na Ponte das Três Entradas e chegada no alto do Monte do Colcurinho, junto à capela da Nossa Senhora das Necessidades, lugar de romagem para muitas pessoas da região. Toda a subida apresenta inclinações relativamente moderadas (entre os 4% e os 6%), exceto nos dois quilómetros finais, quando sai à esquerda da Estrada Municipal 508 para uma estrada estreita que circunda as torres das eólicas e segue direta à capela do Alto do Colcurinho. Neste troço as inclinações sobem significativamente, ultrapassando os 10%, tornando-se particularmente desafiante, a lembrar por vezes o conhecido Angliru. À chegada ao alto, a vista recompensa todo o esforço desenvolvido nesta Subida Épica, com uma das melhores panorâmicas sobre a Serra da Estrela e sobre o Piódão.
Outras das características desta subida é a variedade de cenários por onde passa. Na sua primeira metade, as passagens por Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem aqui e acolá vislumbrando o Vale do Alvoco. Na segunda metade do percurso, as árvores desaparecem e a vista abre-se para uma espectacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor. O atravessamento do Santuário da Srª das Preces em Vale de Maceira é uma das imagens de marca desta subida, e pode ser o local de paragem ideal para se refrescar no bar local, aproveitando as sombras existentes neste local.
Piso
O asfalto é muito bom, piorando apenas no estreito setor final de dois quilómetros. No entanto, é perfeitamente compatível com as bicicletas de estrada, tanto a subir como a descer, embora seja aconselhável descer este setor com cautela. No atravessamento da Aldeia das Dez e do Santuário de Vale de Maceira, o piso é em pavé regular, com troços de aproximadamente 600 e 300 metros.
Mais informações:
Ficheiros relacionados: